Notícias
Consulmax Consultores Associados
Consulmax
06 de fevereiro de 2025
Ano de 2025 tem o janeiro mais quente da história
Compartilhar
Cientistas da União Europeiaanunciaram que 2025 teve o janeiro mais quente da história. Uma surpresa, depois dos recordes de 2024.
Aí na sua cidade o calor está mais intenso? Não é só impressão. Os cientistas afirmam que a temperatura do planeta está em uma crescente. O gráfico mostra a média global de todos os meses de janeiro desde a década de 1940. As temperaturas subiram muito - principalmente a partir de 2000 -, e agora batemos mais um recorde. Janeiro de 2025 foi o janeiro mais quente já registrado. Chegamos à marca de 1,75°C acima da média do período pré-industrial.
Esse período é usado como referência porque marca o aumento significativo da queima de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo. Além disso, é a data mais antiga com medições da temperatura da Terra em alta qualidade.
Os dados do Copernicus - que é o serviço climático da União Europeia - revelam ainda que dos últimos 19 meses, 18 estiveram 1,5°C acima da média pré-industrial. Essa marca de 1,5ºC é importante, é o teto de segurança do Acordo de Paris, firmado entre os países para evitar as piores consequências do aquecimento global.
Os cientistas explicam que ainda é cedo para saber se esse cenário vai continuar no longo prazo. A sequência de recordes de calor em 2024 teve entre as causas o fenômeno El Niño, que provoca o aquecimento natural do Oceano Pacífico. Só que o aumento de temperatura agora em janeiro surpreendeu os cientistas. Isso porque nós estamos sob o efeito do La Niña, que faz o contrário - causa o resfriamento das águas do pacífico. Um fenômeno que pode durar até abril.
Mas o calor dos outros oceanos pode ter compensado o La Niña. É o que avalia umaa cientista do Copernicus:
"Quando olhamos para o Oceano Atlântico, o Pacífico Norte, o Índico e até as águas da Antártida, estamos vendo temperaturas recordes em todos eles”.

Gavin Schmidt, pesquisador da Nasa, afirma que o aquecimento do planeta acelerou nos últimos 20 anos; e que para conter o aumento da temperatura, precisamos reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa. Ele alerta:
“Já estamos vendo os impactos das mudanças climáticas nos incêndios florestais, nas chuvas extremas. Está afetando todos os humanos”, diz Gavin Schmidt.
Regulamentação da Reforma Tributária
A reforma tributária chegou a uma nova etapa: a de regulamentação. Nesta página você encontrará informações
https://www.consulmax.com.br/noticia/37/ano-de-2025-tem-o-janeiro-mais-quente-da-historia
Parceiros e Clientes
Ac Brazil
Academia Cems
Acim
Agropecuária Maestrello
Al Acaso Confecções
Atelier Bella Moça
Bge Energia
Bom Dia Granero
Bunker
Cartorio Giselle Vasques
Casa Lyz
Conceito Arquitetura
Dona Onça
Dusnei Alimentos
Eriton Motos
Feito Brasil
Fusão
Fx Distribuidora
Garden Cerri
Gelaboca Sorveteria
Gustavo Junqueira
Home Vita
Hotel Astória
J Pompeo
J. Quintino
Leather Line
Limoeiro Bar
Modulaque
Morelli Moveis
Ms Autovia
Organe Decor
Qualybless
R Mendes
Ralipeças
Rei da Pide
Rp Aata
Santa Casa de Misericórdia de Maringá
Sebrae
Senar
Sg Sistemas
Slem
Studio Sergio Matos
Sub100 Imóveis
Terra Forte Paisagismo
Una Ambientes
Usingá
Vhf Amazon
Vilanova Amazon
Wood Prime