Notícias
Consulmax Consultores Associados
Consulmax
17 de junho de 2025
44% dos pequenos negócios usam inteligência artificial, diz sebrae
Compartilhar
Entre os adeptos, cerca de 51% informou que já usou ferramentas como Chat GPT, Deep Seek, Copilot e Gemini
O uso da inteligência artificial (IA) já é uma realidade para 44% dos pequenos empreendedores brasileiros, mostra pesquisa realizada pelo Sebrae e obtida com exclusividade pela CNN. O resultado é referente ao cenário espontâneo.
Segundo o levantamento, 8 em cada 10 já usaram GPS, 77% dizem que já tiveram alguma experiência com programas de reconhecimento facial, 56% já utilizaram assistentes virtuais e 52% disseram usar aplicativos que melhoram a qualidade de imagens.

Dentro desse universo, o Sebrae também identificou o uso de outras ferramentas de IA, como Chat GPT, Deep Seek, Copilot, Gemini e outros de textos generativos (51%); de ferramentas digitais de geração de imagem (44%); de chatbots com robôs no Whatsapp (41%); de chatbots de vendas (30%); de dispositivos inteligentes que controlam luz, temperatura e outros aspectos da empresa (22%); de eletrodomésticos inteligentes (21%); e de bate-papo com robôs que tiram dúvidas financeiras (20%).
“A inteligência artificial é um conceito que não tem mais volta. Os pequenos negócios podem fazer a gestão da empresa com o celular na mão. O Sebrae tem trabalhado para capacitar e apoiar nossos empreendedores nessa jornada, ampliando o nível de digitalização em todo o país”, diz o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Perfil
Quando se analisa o grau de uso de IA por porte, quanto maior o tamanho do negócio, mais presente é o uso de Inteligência Artificial. Na pesquisa espontânea, as empresas de pequeno porte (EPP) são as que mais afirmam ter feito uso de IA (65%), O percentual cai para 35% entre os microempreendedores individuais (MEI).

Já em relação à escolaridade, o uso de IA é maior entre os donos de negócios que têm nível superior (60%) e pós-graduação (75%).
O uso de IA também é mais comum entre os empresários jovens. Empreendedores com até 34 anos são os que mais utilizam a tecnologia (56%), enquanto só 38% dos idosos utilizam esse tipo de tecnologia.

O uso de aplicativos, softwares ou programas "integrativos" – utilizados na gestão de atividades do negócio – passou a ser utilizado por 47% dos empreendimentos em 2025. As empresas de pequeno porte (78%) e do setor do comércio (53%) têm os maiores índices de uso desses programas.
Além disso, o levantamento mostrou que o acesso à internet está praticamente universalizado, com 98% dos empreendedores afirmando utilizar conexão própria ou de terceiros.
Digitalização
O levantamento mostrou também que 76% dos empresários utilizam computadores em suas atividades. O resultado representa uma alta de seis pontos percentuais desde 2022, igualando o pico registrado há 10 anos.

“Os pequenos negócios sabem que precisam entrar neste mundo globalizado. A digitalização é fundamental para expandir os relacionamentos e ampliar oportunidades. O papel do Sebrae é apoiar esses negócios para que a falta de acesso aos meios digitais não seja uma barreira”, diz o presidente do Sebrae.
O levantamento também detectou que, embora os pequenos negócios ainda operem com poucos equipamentos, houve um crescimento do número de computadores por empresa. De 2022 para 2025, a média de equipamentos por empresa subiu de 2,4 para 2,8.
No período, a proporção de pequenos negócios com apenas uma máquina caiu de 55% (2022) para 47% (2025), enquanto o percentual de empreendedores que contavam com três a cinco equipamentos saltou de 7% (em 2022) para 20% (em 2025).
Ano de 2025 tem o janeiro mais quente da história
Os dados do copernicus - o serviço climático da união europeia - revelam ainda que dos últimos 19 meses, 18 estiveram 1, 5°c acima da média
https://www.consulmax.com.br/noticia/36/44-dos-pequenos-negocios-usam-inteligencia-artificial-diz-sebrae
Parceiros e Clientes
Ac Brazil
Academia Cems
Acim
Agropecuária Maestrello
Al Acaso Confecções
Atelier Bella Moça
Bge Energia
Bom Dia Granero
Bunker
Cartorio Giselle Vasques
Casa Lyz
Conceito Arquitetura
Dona Onça
Dusnei Alimentos
Eriton Motos
Feito Brasil
Fusão
Fx Distribuidora
Garden Cerri
Gelaboca Sorveteria
Gustavo Junqueira
Home Vita
Hotel Astória
J Pompeo
J. Quintino
Leather Line
Limoeiro Bar
Modulaque
Morelli Moveis
Ms Autovia
Organe Decor
Qualybless
R Mendes
Ralipeças
Rei da Pide
Rp Aata
Santa Casa de Misericórdia de Maringá
Sebrae
Senar
Sg Sistemas
Slem
Studio Sergio Matos
Sub100 Imóveis
Terra Forte Paisagismo
Una Ambientes
Usingá
Vhf Amazon
Vilanova Amazon
Wood Prime